Bragaloc

A prefeita surtou ou a capital mundial do "inovacionismo" político

Conforme fontes nada confiáveis o projeto se chamará "CONEXÃO DO PODER"

Por Saqua TV em 09/09/2024 às 19:41:16

A rua escolhida a dedo pela prefeita para a implantação do "projeto" Conexão do Poder

Por: Um Cidadão Surpreso (mas nem tanto)

Quando você acha que já viu de tudo na política, nossa cidade sempre dá um jeito de surpreender. A última invenção da nossa querida prefeita – que, diga-se de passagem, é uma "jênia" do improviso – é um plano mirabolante que, seria digno de roteiro de filme de comédia. A dama do poder, ou, o marido de saias, determinada a deixar seu legado nas próximas eleições, resolveu que a melhor maneira de garantir a vitória de sua candidata à sucessão é desapropriar uma rua inteira no bairro mais nobre da cidade. Sim, meus caros, você não leu errado: uma rua IN-TEI-RA.

Mas, é claro, a prefeita não faz nada pela metade. A proposta é que essa rua, que será transformada em um condomínio exclusivo, abrigue todo o primeiro escalão da administração municipal, os vereadores da base aliada (porque eles merecem, né?), e, pasmem, até membros do fórum municipal. Afinal, se já estamos em clima de "vizinho camarada", por que não trazer o judiciário para o bolo? Para ela, essa movimentação irá "aproximar os poderes", e, de quebra, dar aquele toque de dinamismo à gestão pública que todo mundo adora.

Imaginem só: o secretário de obras discutindo o asfalto da cidade com o vereador da base enquanto pegam uma cervejinha no churrasco do domingo. E no feriado de Páscoa? Ah, aí a coisa fica séria: é reunião no quintal do chefe de gabinete para debater o orçamento do próximo ano enquanto as crianças caçam ovos de chocolate no jardim do vizinho juiz.

Para os céticos, é claro, essa ideia soa como delírio puro. Mas em nossa cidade, terra onde o impossível é apenas uma questão de opinião, tudo parece possível. O que mais esperar de uma cidade onde desapropriações milionárias já acontecem com frequência? Não que os motivos anteriores fossem tão... criativos.

Agora, convenhamos, há de se admitir que a prefeita, com sua capacidade de fazer até o mais otimista arregalar os olhos, teve um lampejo de genialidade. Afinal, quem nunca sonhou em morar em um condomínio fechado onde as questões da cidade são resolvidas no café da manhã com os vizinhos poderosos? Isso sim é viver a democracia em sua mais pura essência, sem burocracias, sem formalidades, apenas uma boa conversa na calçada enquanto se rega o jardim.

Claro, tudo isso se for aprovado. E, convenhamos, apoiadores não faltarão. Afinal, quem vai querer contrariar um plano tão visionário, capaz de nos transformar na Meca do bom relacionamento entre os poderes? Haja dinâmica administrativa!

O mais curioso é que, se você parar para pensar, essa rua-condomínio de políticos e magistrados é quase uma metáfora para o que já acontece nos bastidores: os poderes se fecham, conversam entre si e os cidadãos... bem, esses podem continuar olhando de fora. Afinal, dentro desse "condomínio", só entra quem tem o crachá certo.

Resta a nós, humildes mortais, observar de longe e torcer para que, pelo menos, a festa de inauguração desse projeto surreal tenha uma boa música. Porque aqui, se a política já virou piada, que ao menos o som seja de qualidade!


PS

Esse é um texto de ficção e humorístico, mas bem que poderia ser verdade. De verdade mesmo só o nome da rua (foto).



serpa filmes
saquatv